segunda-feira, 15 de outubro de 2012

IDOLATRIA



(Êxodo 20:2-5 – 10 Mandamentos)
1. E Deus falou todas estas palavras:
2. "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
3. "Não terás outros deuses além de mim.
4. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
5. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, sou teu Deus.

(Deuteronômio 4:15-19)
15. No dia em que o Senhor lhes falou do meio do fogo no monte Sinai, vocês não viram forma alguma. Portanto, tenham muito cuidado,
16. para que não se corrompam e não façam para si um ídolo, uma imagem de qualquer forma semelhante a homem ou mulher,
17. ou a qualquer animal da terra ou a qualquer ave que voa no céu,
18. ou a qualquer criatura que se move rente ao chão ou a qualquer peixe que vive nas águas debaixo da terra.
19. E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, vocês não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu.

(Deuteronômio 4:23)
23. Tenham o cuidado de não esquecer da aliança que o Senhor, o seu Deus, fez com vocês; não façam para si ídolo algum com a forma de qualquer coisa que o Senhor, o seu Deus, proibiu.

(Deuteronômio 7:25-26)
25. Queimem todas as imagens dos deuses desses povos. Não cobicem a prata e o ouro que revestem suas imagens, nem fiquem com eles, pois isso seria uma armadilha mortal para vocês. Para o SENHOR, nosso Deus, adorar ídolos é uma coisa detestável.
26. Não levem nenhum ídolo para dentro de suas casas, pois a maldição que está sobre o ídolo estará também sobre vocês. Detestem e odeiem com todo o coração os ídolos, pois o ídolo é uma coisa amaldiçoada.


Este ritual acontece ainda hoje - secretamente - em Bohemian Grove (Estados Unidos). Lá só estão presentes as maiores personalidades do mundo, os chefões do controle global (ex-presidentes, empresários, comunidade científica, etc.)


Os ídolos protetores do lar são uma tradição antiga, estando presentes em quase todas as civilizações (romana, grega, inca, asteca, etc.), e também entre os hebreus.


Os mandamentos do Senhor foram bem claros.
No entanto, quando Moisés subiu o monte Sinai para falar com Deus, na primeira oportunidade que tiveram, os israelitas desobedeceram a este mandamento. Forjaram um bezerro de ouro para adorar, o que provocou a ira imediata de Deus.


(Êxodo 32:7-8)
7. Então o Senhor disse a Moisés: "Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se.
8. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’".


Mesmo muito tempo depois do êxodo, o povo de Israel nunca abandonou totalmente a adoração aos ídolos, conforme se pode ver através do que o Senhor falou ao profeta Jeremias:

(Jeremias 7:16-19)
16. Deus disse: —Jeremias, não ore por este povo. Não peça, nem implore em favor deles; não insista comigo, porque eu não atenderei.
17. Será que você não vê o que eles andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém?
18. As crianças apanham lenha, os homens acendem o fogo, e as mulheres assam bolos para oferecer à deusa que é chamada de “Rainha do Céu”. Também derramam bebidas como oferta a outros deuses e fazem isso para me irritar e ferir.
19. Mas será que é a mim que eles estão ferindo? Eu afirmo que não! Eles estão ferindo a si mesmos e vão passar vergonha.

Semiramis, deusa babilônica conhecida como "Rainha do Céu"

(Isaías 44:9-20)
9. Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.
10. É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus.
11. Todos os que a adorarem serão humilhados. Os que fazem ídolos são apenas seres humanos; nada mais. Que eles se reúnam e se apresentem no tribunal! Ali ficarão apavorados e serão humilhados.
12. O ferreiro pega um pedaço de metal, coloca nas brasas e depois com toda a força vai batendo nele com o martelo até formar a imagem. Ele trabalha tanto, que não come, nem bebe e acaba perdendo as forças.
13. O escultor mede um pedaço de madeira e com um giz desenha nele a figura do ídolo. Depois, com as suas ferramentas, ele faz uma estátua com a forma de um belo ser humano, para ser colocada num templo.
14. O escultor vai à floresta para cortar uma árvore; escolhe um cedro, um cipreste ou um carvalho. Ele só corta árvores bem grossas ou então planta uma e espera até que a chuva a faça crescer.
15. O homem usa uma parte da madeira para fazer um fogo; ali ele se esquenta e também assa o pão. A outra parte da madeira é usada para fazer uma imagem; e o homem fica de joelhos e a adora.
16. Assim metade da madeira serve para fazer um fogo; o homem assa a carne, come e fica satisfeito. Também se esquenta e diz: “Que fogo bom! Já me esquentei bem!”
17. Com a outra metade da madeira, o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: “Tu és o meu deus; salva-me!”
18. Essa gente não tem juízo. Eles fecharam os olhos e não podem ver nada; fecharam também a sua mente e não entendem nada.
19. O homem que faz imagens não entende nada e não tem a inteligência necessária para dizer a si mesmo: “Ora, com metade dessa madeira eu fiz um fogo; assei o pão, assei a carne e comi. E com a outra metade eu fiz esta imagem nojenta. Agora, aqui estou eu, adorando um pedaço de madeira!”
20. Adorar uma imagem não adianta nada; é o mesmo que comer cinzas. O homem que adora imagens não pensa direito, mas vive enganado. Ele não pode se salvar, pois não é capaz de dizer: “Isto que está na minha mão não é um deus coisa nenhuma.”

(Isaías 45:20)
20. O SENHOR Deus diz: “Venham e ajuntem-se, todos os povos que escaparam com vida, e apresentem-se no tribunal. Não sabem nada as pessoas que oram a deuses que não podem salvá-las, pessoas que fazem procissões, carregando as suas imagens de madeira.

(Salmo 135:15-18)
15. Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens;
16. têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;
17. têm ouvidos, mas não ouvem; nem há sopro algum na sua boca.
18. Semelhantemente a eles se tornarão os que os fazem, e todos os que neles confiam.

(1 Samuel 15:23)
23. Porque a rebeldia é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.

(Ezequiel 14:1-6)
1. Alguns líderes israelitas vieram me perguntar qual era a vontade do SENHOR.
2. Então o SENHOR me disse o seguinte:
3. —Homem mortal, esses homens deram o seu coração aos ídolos e estão deixando que os ídolos os façam pecar. Será que pensam que vou lhes dar alguma resposta?
4. —Pois bem, diga aquilo que eu, o SENHOR Deus, estou lhes dizendo: “Todo israelita que sente no coração a vontade de adorar ídolos, que está permitindo que eles o façam pecar e que vai consultar um profeta receberá a minha resposta. E será a resposta que os seus muitos ídolos merecem.
5. Todos esses ídolos desviaram o meu povo de mim, porém com a minha resposta espero que ele volte a ser fiel a mim como antes.”
6. —Por isso, diga aos israelitas que eu, o SENHOR Deus, estou dizendo o seguinte: “Arrependam-se e abandonem os seus ídolos nojentos.”


As conseqüências da idolatria são bem claras:

(Gálatas 5:19-21)
19. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20. Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21. Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

(Apocalipse 22:15)
15. Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.

(Apocalipse 21:8)
8. Mas, quanto aos covardes, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.


Por fim, acho importante transcrever essa passagem:

(I Timóteo 2:5)
5. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.


Creditos: http://inaeternumbylucia.blogspot.com.br/2011/02/falsos-profetas-idolatria-e-invocacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário