quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pastor Alejandro Bullón inclui a trindade entre "doutrinas estranhas que pretendiam misturar-se às verdades bíblicas"



O livro Terceiro Milênio, do pastor Bullón, diz que a trindade foi uma das doutrinas pagãs que entraram na igreja cristã na época de Constantino. Leia: "Formulação da Doutrina da Trindade"
O pastor Bullón, pregando na IASD no Gama-DF em 13-07-2002, ficou sem saída quando tratou desse assunto em seu sermão. Ele não teve coragem de ler as págs. 41 e 42 do seu livro. No finalzinho da pág. 41, ele diz que a trindade foi uma das "doutrinas estranhas que pretendiam misturar-se às verdades bíblicas". 
Página 41
Clique aqui para ampliar a imagem do texto

Página 42
clique aqui para melhorar a imagem do texto
Edição de e-mail enviado por irmãos excluídos da IASD  central do Gama - DF.
Se você ainda não adquiriu o livro Terceiro Milênio do Pr. Bullon, lamento, mas será muito difícil comprá-lo agora. Provavelmente não será mais editado, pelo menos, não sem antes que sejam feitas as "devidas" correções.
Um Anônimo envia e-mail e diz não crer que Bullón tenha falado contra a trindade, mas acha estranho que para alguns, o mesmo pastor pregue sobre "a santa virgem Maria"  no programa "Está Escrito".
Olá, gostaria de um pequeno comentário sobre o assunto. Se lermos com cuidado podemos verificar que ele está dando a informação de que no tempo de Constantino, muitas doutrinas estranhas pretendiam misturar-se às verdade bíblicas. Mas após a frase "Doutrinas Estranhas que Pretendiam Misturar-se às Verdades Bíblicas", inicia-se uma outra frase: "Entre as doutrinas em conflito, podemos mencionar: o pecado original, a Trindade, a natureza de Cristo,...".
Sobre estas doutrinas, ele está apenas dizendo que havia muita discussão na época, utilizando a expressão "entre as doutrinas em conflito...". A trindade estava em discussão, pois alguns acreditavam na trindade e outros não, lembrem-se de Ário. A natureza de Cristo também estava em discussão, nem por isso vamos falar que o Bullón disse ser uma doutrina estranha aquela que discute a natureza de Cristo.
Se algum livro do Bullón insinuasse que a trindade não é bíblica, acho que isso não passaria assim tão fácil pela Casa Publicadora Brasileira...
O estranho (para alguns) é ele falar sobre a "santa virgem Maria" no Está Escrito...
(Anônimo)
(Resposta do Editor do adventista.com)
Pode ser, mesmo assim fico com a opinião dos irmãos de Brasília. Bullón, talvez, até quisesse dizer outra coisa, mas o sentido no texto parece ser o de que uma dasdoutrinas em conflito com as verdades bíblicas naquele período foi a da doutrina da Trindade. -- Robson.
(Complemento do Editor do adventistas-bereanos.com.br)
Tem muita gente tentando tapar o sol com uma peneira. Não há como negar! Primeiro, de que a doutrina da  trindade é estranha, confusa e misteriosa. Segundo, de que Bullón, sem perceber ou não, incluiu-a em seu livro, entre as doutrinas estranhas que buscavam contaminar a pureza da fé cristã no período pós apostólico. E terceiro que, em caso de ser verdade a opinião do "Anonimo", podemos considerar o Pr. Bullón, como um defensor e amigo da Igreja Católica Romana, visto que foi ela quem elaborou o dogma da trindade aceito pela esmagadora maioria cristã e atual IASD. ( O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Sobre ele estão baseados todos os outros ensinamentos da Igreja. O Catecismo do Católico de Hoje, pág. 11. A Igreja estudou este mistério com grande solicitude e, depois de quatro séculos de investigações, decidiu expressar a doutrina deste modo: Na unidade da Divindade há três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – realmente distintas uma da outra. Assim nas palavras do Credo de Atanásio: “O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e no entanto não são três deuses, mas um só Deus” -- O Catecismo do Católico de Hoje Pág. 12 (Número 1248 da Editora Santuário – Edição 28 - 2002). Sendo assim, também fico com os irmãos do Gama - DF e com a opinião do Robson.  -- Milton 
SAIBA MAIS EM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário