quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Trindade A história da trindade através dos tempos:




Brahma – Vishnu - Shiva



     
    
    
 Veja abaixo algumas das trindades mais conhecidas eadoradas pela humanidade através dos tempos:
ÍNDIA -  BRAHMA, VISHNU e SHIVA.
EGITO - OSÍRIS, ÍSIS e HÓROS.
CHINA - BRAHMA, SHIVA e BUDA.
PÉRSIA - OZMUD, ARIHMAN e MITRA.
GERMÂNIA - VOTAM, FRIGA e DINAR.
GRÉCIA - ZEUS, DEMÉTER e DIONISIUS.
CANAAM - BAAL, ASTARTÈ e ADONIS.
UMBANDA - IAMBY (ZAMBY), YEMANJÁ e ORIXALÁ (ou OXALÁ).
BABILÔNIA - EA, ISTAR e TAMUZ.
CELTAS -VOLTAN, FRIGA e DINAS.
ROMANA CRISTÃ -  PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO
Etc...  

Tudo começou no Concílio de Nicéia:  

Por volta do quarto século, alguns eclesiásticos, inclusive o jovem arcediago Atanásio, argumentavam que Jesus e Deus eram a mesmíssima pessoa. Por outro lado, homens tais como o presbítero Ário apegava-se à posição bíblica, de que Jesus fora criado por Deus e era subordinado ao seu Pai. Em 325 d.C., reuniu-se em Nicéia, na Ásia Menor, um concílio eclesiástico convocado pelo imperador romano Constantino para resolver tais questões. Neste concílio, o imperador pagão Constantino favoreceu o lado de Atanásio. Portanto, os conceitos expressos por Ário foram declarados heréticos.
Seguiu-se então um “experimentar palavras e afiar frases” para projetar um credo como instrumento a ser usado contra os que afirmavam que Cristo teve início e não era consubstancial com seu Pai. O Credo ou Símbolo de Nicéia, na sua forma original, destinava-se claramente a combater a posição de Ário. Concluía com a seguinte declaração, que mais tarde foi excluída do credo:
 “Mas os que dizem que houve tempo em que não existia; ou que não existia antes de ser gerado; ou que foi feito daquilo que não teve princípio; ou que afirmam que o Filho de Deus é de qualquer outra substância ou essência, ou criado, ou variável, ou mutável, estes são anatemizados [amaldiçoados] pela Igreja Católica e Apostólica.” - Cyclopedia de M'Clintock & Strong, Volume 2, páginas 559-563.
 Digno de nota é também o fato de que o credo original redigido em Nicéia não atribuiu personalidade ao Espírito Santo. Todavia, adições posteriores, que se crê terem sido feitas pelo Concílio de Constantinopla, em 381 d.C., fizeram isso. O credo ou símbolo redigido em Nicéia, em 325 d.C., com as suas alterações posteriores, passou para a história como o Credo de Nicéia. Reza do seguinte modo:
 “Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial com seu Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o Qual, por causa de nós homens e por causa da nossa salvação, desceu dos céus e, por virtude do Espírito Santo, tomou carne da Virgem Maria e foi feito homem. Também, por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, sofreu e foi sepultado; e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu para o céu; está assentado à direita de seu Pai e outra vez há de vir, com glória, para julgar os vivos e os mortos; e do seu Reino não haverá fim. E (creio) no Espírito Santo, Senhor e vivificador, que procede do Pai e do Filho; o qual simultaneamente com o Pai e o Filho, é adorado e glorificado; o qual falou pelos profetas. E em uma só Igreja Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados e espero a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.”
 Depois de se ler cuidadosamente o Credo de Nicéia, é interessante notar que ainda não se define nele completamente a Trindade. Afirma-se que o Pai e o Filho são da mesma substância, e o Espírito Santo é chamado de “Senhor e vivificador”, mas não se diz que estes três são “um só Deus”. Ainda havia de haver mais “experimentar palavras e afiar frases”.  
O CREDO DE ATANÁSIO
É no Credo ou Símbolo de Atanásio que se define finalmente a Trindade. Conforme deve lembrar-se, Atanásio foi o jovem arcediago que se destacou em apoiar os conceitos apresentados no Credo de Nicéia. Foi também ele quem compôs este credo que leva seu nome? Foi isto o que se acreditou por séculos, mas, por fim, provou-se definitivamente que não é verdade.
 The Faith of Christendom observa, na página 61: “A atribuição do Credo a Atanásio foi exposta no século dezessete pelo erudito holandês G. J. Voss. Argumentou-se, à base de evidência interna, que o documento pode datar do período entre 381 e 428 A. D.” No entanto, não existe nenhuma evidência certa para uma data tão antiga para o credo. De fato, até centenas de anos depois, não existe nenhuma referência a ele na forma completa! John J. Moment, no seu livro sobre os credos, declara por isso decididamente: “Atanásio já estava morto por quinhentos anos quando apareceu.” (We Believe, página 118)
Veja como o Credo Atanasiano define a Trindade:
 “. . . que adoremos um só Deus em Trindade e a Trindade na Unidade, nem confundindo as Pessoas, nem separando a Substância. Na verdade, uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo; mas uma só é a Divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo; igual a glória, coeterna a majestade. Qual é o Pai, tal o Filho, tal o Espírito Santo. Incriado é o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito Santo. Imenso é o Pai, imenso o Filho, imenso o Espírito Santo. Eterno é o Pai, eterno o Filho, eterno o Espírito Santo. E, no entanto, não (há) três eternos, mas um só Eterno; assim como não (há) três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. Igualmente onipotente é o Pai, onipotente o Filho, onipotente o Espírito Santo; e, no entanto, não (há) três onipotentes, mas um só é o Onipotente. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus; e, no entanto, não são três deuses, mas Deus é um só. Assim, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor; e, no entanto, não são três senhores, mas um só é o Senhor. Pelo que, assim como somos obrigados, na verdade cristã, a confessar cada uma Pessoa, singularmente, como Deus e Senhor, assim nos é proibido, pela religião católica, dizer três Deuses ou três Senhores. O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado. O Filho só pelo Pai foi: não feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo, pelo Pai e pelo Filho: não foi feito, nem criado, nem gerado, mas deles procede. Um só, portanto, é o Pai; não três Pais; um só, o Filho; não três Filhos; um só, o Espírito Santo; não três Espíritos Santos. E nesta Trindade nada é primeiro ou posterior; nada maior ou menor; mas todas as três Pessoas são a si coeternas e coiguais. Portanto, por tudo, assim como acima já foi dito, deve ser adorada a Unidade na Trindade e a Trindade na Unidade. Portanto, quem quiser se salvar, assim sinta (pense) da Trindade. . . .”
 Portanto, a doutrina da Trindade foi finalmente formulada a muitas centenas de anos após a morte de Jesus Cristo. Nas palavras do teólogo N. Leroy Norquist, os homens “experimentaram palavras, afiaram frases, até que definiram a relação das três ‘pessoas’ da Trindade de tal modo, que finalmente podiam dizer: ‘A menos que creia nisso, não é verdadeiro crente.’” Assim se formulou, portanto, o conceito sobre Deus adotado agora na maioria das igrejas.
Os credos, conforme aparecem neste artigo, são citados da Exposição da Doutrina Católica, por Cyro Nunes Ferreira, 1ª edição, Edições Paulinas.
MANUAL PARA O CATÓLICO HOJE:
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Na página 16 do Manual, podemos ler sobre a Doutrina da Trindade, veja:
O mistério da Trindade é a doutrina central da fé católica. Sobre ele estão baseados todos os outros ensinamentos da Igreja. No Novo Testamento há freqüente menção do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Uma leitura atenta destas passagens escriturísticas leva-nos a uma inconfundível conclusão: cada uma destas Pessoas é apresentada como tendo qualidades que só a Deus podem pertencer. Mas se há apenas um só Deus, como pode ser isso?
A Igreja estudou este mistério com grande solicitude e, depois de quatro séculos de investigações, decidiu expressar a doutrina deste modo: Na unidade da divindade há três Pessoas - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - realmente distintas uma da outra. Assim, nas palavras do Credo de Atanásio: "O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e, no entanto não são três deuses, mas um só Deus".
Abaixo Sites Católicos onde podemos ler o “Manual Católico”:
A Doutrina da Trindade é contrária à razão, pois diz que o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e, no entanto não são três deuses, mas um só Deus. Como entender isso? Diz que são pessoas distintas e que cada um é Deus, mas, no entanto não são três Deuses e sim um Deus, como entender isso de forma racional?
Diz Também:  O Filho só pelo Pai foi: não feito, nem criado, mas gerado.
Depois diz:
E nesta Trindade nada é primeiro ou posterior; nada maior ou menor; mas todas as três Pessoas são a si co-eternas e co-iguais.
Toda esta confusão criada a respeito da pessoa de Deus, ocorreu simplesmente porque os homens, deixando a simplicidade do texto bíblico, correram atrás da sabedoria humana para aprender sobre Deus. Teria sido muito mais sensato, ter acreditado na Bíblia quando ela diz que:
(João 3:16) Deus amou o mundo de tal maneira que deu Filho unigênito, para todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.
(I Corintios 8:6) - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
Veja o que diz: Enciclopédia Britânica 1974/1979 Volume 10, pág: 126.
Encyclopædia Britannica
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Tradução do texto da Enciclopédia Britânica:
Nem a palavra Trindade, ou a explícita doutrina tal como aparece no Novo Testamento, nem Jesus e seus seguidores, pretenderam contradizer a evocação (Shema) do Velho Testamento: “Ouve ó Israel , o nosso Deus é o único Senhor”. (Deuteronômio 6: 4)
A doutrina se desenvolveu gradualmente através de vários séculos e passando por  muitas controvérsias.  Inicialmente, por duas razões, a exigência do monoteísmo herdado do Velho Testamento, e a implicação pela necessidade de interpretar os ensinamentos da Bíblia para o paganismo Grego-Romano...
Não foi antes do 4º Século que a distinção dos três em sua individualidade, foi juntada numa única e ortodoxa doutrina; uma essência e 3 pessoas.
O Concílio de Nicéia em 325 declara a fórmula crucial para esta doutrina [trindade] que o Filho é da mesma essência do Pai, embora tenha dito muito pouco sobre o Espírito Santo.  No decorrer do seguinte meio século, Anastásio defendeu uma fórmula mais refinada de Nicéia e lá pelo final do século, sob a liderança de Basil de Caesarea, Gregori de Nyssa e Gregory Nazzianzus (Padres da Capadocia) a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que é mantida desde então.
Entende-se claramente pelo texto da Enciclopédia Britânica, que a doutrina da TRINDADE, foi desenvolvida pela Igreja Católica Romana, depois de passados aproximadamente 300 anos da morte de Jesus, tendo forte influência do paganismo Greco-Romano, que adorava vários Deuses.
VEJAMOS O QUE A BÍBLIA NOS DIZ SOBRE DEUS:
 (Marcos 12:28-29). “... Qual é o principal de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”!
 (João 17:3).“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, oúnico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
(Tiago 2:19). “Crês, tu que Deus é um sóFazes bem. Até os demônios crêem, e tremem”.
(I Cor 8: 5 - 6). Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores”,   para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vem todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas, e por meio de quem vivemos.ele.
 (João 4:23-24). “Mas vem a hora e já chegou, em que osverdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”
(Isaías 45:5). “Eu sou o SENHOR, e não há outro; além demim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces”.
(Rom. 1:7) “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(Romanos 16:27).  Ao único Deus, sábio, seja dado glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
(Efésios 4:6)- Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
 (Efésios 1:3). “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristoque nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”.
(João 20:17). “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”.
(Atos 5:30). O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando-o num madeiro”.
(II Tessalonicenses 2:16) - E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
(I Timóteo 2:5). “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.
(I Timóteo 6: 14. 15 e 16) - Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; 15: A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;
16: Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver,ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. (Veja só o PAI possui a Imortalidade).
(Colossenses 3:17)- E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.  
(Judas 25) A ele, o único Deus, o nosso Salvador, sejam dados, por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor, a glória, a grandeza, o poder e a autoridade, desde todos os tempos, agora e para sempre! Amém!”.
(Apoc. 7:10) e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence à salvação”.
(Apoc. 22:1) “Então me mostrou o rio da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.”
(Apoc. 22:3) “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão”.
(Rom. 15:6) “para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(I Cor. 1:3) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(II Cor. 1:2) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
(II Cor. 1:3) “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”
 (II Cor. 11:31) Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.”
(Gal. 1:3) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo
(Efésios 1:2) “graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(Efésios 1:17) “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”
(Efésios 5:20) “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo  
(Efésios 6:23) “Paz seja com os irmãos e amor com fé, daparte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo  
(Fil. 1:2) “graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
(Col. 1:3) Damos sempre graças a Deus, Pai de nossoSenhor Jesus Cristo, quando oramos por vós”  
(I Tess.1:1) “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.”
(I Tess. 1:3) “recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo
(I Tess. 3:11) “Ora, o nosso mesmo Deus e Pai, e Jesus, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós”  
(II Tess. 1:1) “Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo  
(II Tess. 1:2)  “graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.”
(I Tim. 1:2) “a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
(II Tim. 1:2) “ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.”  
(Filemom 1:3) “graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
(Tito 1:4) “A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador”.  
(I Pedro 1:3) “Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”
(II João 1:3) “a graça, a misericórdia e a paz, da parte deDeus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.”
(Judas 1:1) “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo
(Apoc. 1:5-6) “e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,   e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”
(Filipenses 4:20) - Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém.
(Rom. 16:27) “ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos.”
(Apoc. 12:10) “Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo.”  
(Apoc. 20:6) “..serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”
(Apoc. 21:22) “Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.”  
(I Cor. 11:3) “Mas quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo o homem, e o homem o cabeça da mulher, Deus o cabeça de Cristo.”
(Efésios 5:5) “... tem herança no reino de Cristo e de Deus”.
(Filipenses 2:11) - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.
(Apocalipse 1:1) - REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deupara mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer...
Se Jesus fosse realmente Deus igual ao Pai, como a doutrina Católica da Trindade diz, ele não poderia ter dito isto abaixo:
(Apocalipse 3:12) - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.  
Vimos acima, 54 versículos somente do Novo Testamento que nos dá toda a base de acreditar que Deus é um só, e Pai de Jesus.  

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