quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Natal



Leia abaixo o que as enciclopédias relatam sobre este dia:
A festa do Natal foi instituída oficialmente pelo Papa romano Libério no ano 354Na verdade, a data de 25 de dezembro não se deve a um estrito aniversário cronológico, mas sim à substituição, com motivos cristãos, das antigas festas pagãs - onde os pagãos tributavam homenagem às falsasdivindades do oriente -- expressam o sincretismo da festividade, de acordo com as medidas de assimilação religiosa adotadas por Constantino.
A razão provável da adoção do dia 25 de dezembro é que os primeiros cristãos desejaram que a data coincidisse com a festa pagã dos romanos dedicada "ao nascimento do sol inconquistado", que comemorava o solstício do inverno. No mundo romano, a Saturnália, comemorada em 17 de dezembro, era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus iraniano Mitra, o sol da virtude. (©Enciclopédia Britânica do Brasil Publicações Ltda; Artigo-Natal).
"A festa do natal não estava incluída entre as primeiras festividades da Igreja... os primeiros indícios dela são provenientes do Egito... os costumes pagãos relacionados com o princípio do ano se concentravam na festa donatal". (Enciclopédia Católica, edição de 1911).
A data atual foi fixada no ano 440 d.Cafim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: A festa Mitraica ( religião Persa que rivalizava com o cristianismo nos primeiros séculos), que celebravam o “NATALIS INVICTIS SOLIS” (nascimento do vitorioso sol) e várias outras festividades decorrentes do solstício de inverno, como a Saturnália em Roma e os cultos solares entre Celtas e os Germânicos. (Enciclopédia Barsa, 1998, volume 11, pág. 274).
Na verdade, a sua instituição no ano 354 pelo Papa Libério talvez se tenha devido à necessidade de cristianizar as festas que vários povos pagãos celebravam por altura do solstício de invernoAssim, em vez de proibir as festas pagãs, forneceu-lhes um pretexto cristão. 
Ver na enciclopédia on-line: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal
CONCLUSÃO
Mais uma vez vemos a intervenção da igreja católica ao  cristianizar uma dia que os pagãos comemoravam e cultuavam o falso deus sol. 
Você acha certo a cristianização de um dia pagão, dedicado ao falso deussol, que Deus disse em Ezequiel 8: 16, 17 ser uma grande abominação?
**************************************&&&******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário