segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Imagens de Escultura

Os povos pagãos sempre representaram seus Deuses e também seus Ídolos em imagens de escultura, isso é facilmente constatado pela história e a arqueologia.
DEUS proibiu tal prática criando o segundo mandamento dos dez, que diz:
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.  
A IGREJA CATÓLICA comprometida com a política e conseqüentemente com os pagãos que eram e ainda são a maioria no mundo, cristianizou a prática da veneração às imagens de escultura, e foi além, removendo de seus livros, o 2º mandamento de DEUS. Ver Catecismo.
Segundo Concílio de Niceia, realizado em 787, declarou a legitimidade do que é chamado pelos atuais protestantes e evangélicos, como veneração de imagens, definindo que segundo o ensino dos Padres da Igreja e segundo a tradição universal da Igreja cristã, se podiam propor à veneração dos fiéis, conjuntamente com a Cruz, as imagens da Mãe de Deus, dos Anjos e dos Santos, tanto nas igrejas como nas casas ou ao longo dos caminhos.  
Texto acima tirado da enciclopédia on-line, confira  no Link abaixo:
A IGREJA CATÓLICA teve que dividir o 10º mandamento em dois para compensar a perda do 2º; Veja, livro de Catecismo.
CONCLUSÃO
Perceba que a grande vítima da “paganização” do Cristianismo ocorrida nos primeiros séculos foi à verdadeira adoração. As perguntas “como adorar”, “quando adorar” e “a quem adorar” tinham verdadeiras respostas antes da “paganização” do Cristianismo. Como vimos, para conciliar pagãos e cristãos, as imagens de escultura foram aceitas pela Igreja Católica. A forma de adoração começava a mudar - uma terrível violação à adoração e à lei de Deus, estava evoluindo gradativamente através da Igreja Católica; uma nova resposta à pergunta “como adorar” estava surgindo; O paganismo prevalecia sobre o cristianismo e a verdadeira adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário